Num encontro de amigos cantaram uma moda sertaneja e desde então passaram a se apresentar em reuniões informais e logo surgiram propostas para cantar e tocar profissionalmente em eventos diversos.


Fernando na viola e Osmair no violão têm talento que se compara aos mais renomados violeiros do Brasil e são considerados como sendo a grande revelação do "Estilo Dupla Caipira Raiz".

 

Conquistaram o primeiro lugar em quatro dos cinco festivais de viola dos quais participaram.

 

Em 2006 ganharam o título de melhor dupla caipira raiz, do prêmio Tião Carreiro, promovido pela revista Viola Caipira, de Belo Horizonte.

 

 

O primeiro CD da dupla foi gravado em 2004, contendo apenas composições inéditas, de compositores renomados. Pelo trabalho receberam o incentivo e elogios de artistas como Zé Mulato e Cassiano e obtiveram ótima repercussão no meio ficando conhecidos em vários estados como Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

 

Fernando e Osmair foram aclamados como a melhor dupla de moda de viola do país, podendo ser considerados com propriedade, "Embaixadores da Música Caipira do Brasil".

 

A música "Sangue Novo" (Zé Mulato - Cassiano) que abre o CD homônimo lançado pela VBS - Viola Brasileira Show é uma verdadeira homenagem que Zé Mulato e Cassiano fazem aos Novos Caipiras que vêm defendendo "com unhas e dentes" o Estilo Raiz. E, dentre esses Novos Caipiras, também estão Fernando e Osmair. Ao que consta, parece ter sido o "chamado" do CD "Sangue Novo" que incentivou a jovem dupla a procurar a Capital Federal.

Fernando & Osmair 

Fernando e Osmair seguiram para Brasília, atraídos pela Viola de Zé Mulato e lá chegaram ao repertório para o primeiro CD que desejavam gravar.


Receberam 5 músicas de autoria de Zé Mulato e Cassiano, além de composições de Antônio Vitor, Tião do Carro, José Caetano Erba, Dino Franco, Nhô Chico, Goiano e Zé Batuta, dentre outros.


E foi na Capital Federal, pela VBS - Viola Brasileira Show, que Fernando e Osmair gravaram o CD "Destino de Violeiro", considerado um dos melhores do gênero Caipira Raiz dos últimos tempos, e que conta com a participação de renomados músicos tais como Grilo, no Acordeon, Fábio Pessoa (Fabinho) no Contra-Baixo, além de Zé Mulato e Cassiano na Viola e no Violão, respectivamente. O CD foi produzido pelo Cassiano e também chegou a ser distribuído pela Kuarup Discos.

© 2018 by  Miltinho de Carvalho & Asteca Eventos