Duo Paccola - Fiori

 

O Duo Paccola - Fiori traz uma inovação ao mercado musical brasileiro. Dois jovens virtuoses, um violeiro o outro sanfoneiro, se uniram com intuito de criar uma música própria, moderna mas sem perder as características de suas regiões de origem nem de seus instrumentos.

Thiago Paccola violeiro nascido em Mogi Mirim, interior de São Paulo, se destaca no cenário nacional da viola caipira como um representante da nova geração de violeiros. Formado em viola caipira pela EMESP, escola de música do estado de são paulo, e cursando bacharelado em Viola caipira pela faculdade Cantareira, Thiago uni a teoria e técnica ensinada nas grandes escolas com a pureza e simplicidade originárias de seu instrumento.

Jonecir Fiori acordeonista nascido em Marechal cândido rondon, interior do Parana, é reconhecido por prêmios em festivais de música em sua região de origem e como grande nome da nova safra de acordeonistas brasileiros. Licenciado em música pela Unipam/Anhanguera e cursa bacharelado em acordeom pela faculdade cantareira. 

Em seu primeiro CD, o duo traz músicas regionais de cada parte do Brasil com uma nova roupagem. A sonoridade característica do duo mescla choro com jazz, musica caipira com bossa nova, erudito e popular, tudo com uma pitada de virtuosismo, musicalidade jovial e inovação característica  desses dois músicos.

 Além da forte parte instrumental, em suas apresentações o duo canta grandes clássicos do cancioneiro popular, músicas conhecidas como Tristeza do jeca e Felicidade convidam o público a participar do espetáculo, cantando juntos como em um grande coro. Uma explicação técnica sobre os arranjos feitos, histórias dos instrumentos e das músicas tocadas fazem do show algo maior do que um simples entretenimento musical, agrega um conhecimento especial ao ouvinte  e o leva a acompanhar cada detalhe do espetáculo.  

"O duo Paccola-Fiori com sua musicalidade refinada e seu virtuosismo exuberante chega propondo uma nova escuta das sonoridade regionais do Brasil. 

Com uma pesquisa refinada e contemporânea, fora dos clichês da música instrumental padronizada que vigora nos circuitos convencionais, reinventam seus instrumentos, a viola caipira e o acordeom,  amplamente utilizados nas músicas tradicionais de diversas regiões do país e que, na mão desses jovens músicos, ganham novo frescor e atualidade. 

Um duo com potência criativa para  encontrar caminhos que possam preservar e renovar a força da alma musical brasileira."

Gabriel Levy.

© 2018 by  Miltinho de Carvalho & Asteca Eventos